terça-feira, 17 de março de 2009

Guia de aprendizado básico do Windows XP - I

Como descrito no meu perfil, também sou professor de informática e esporadicamente tenho que disponibilizar por e-mail material de apoio para algumas aulas, porém é muito trabalhoso ter que ficar enviando e-mails, sendo que tenho o blog como um canal de comunicação direto com alunos e o mundo. (Lições de Tim Ferriss do livro "Trabalhe 4 Horas por Semana")

Então se você é meu aluno poderá encontrar material de apoio dentro do marcador "Aula".

Vamos começar com um guia de aprendizado básico do Windows XP.

Microsoft Windows – Aula 1

Trata-se de um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, existem várias versões do Windows, dentre as quais podemos destacar o Windows 95, 98, ME, 2000 e a versão que estudaremos o Windows XP.

Um sistema operacional é um software (parte lógica) que faz a conversação entre o hardware (parte física) e os aplicativos do computador (word, excel, power point, jogos).

Alguns exemplos de hardware: Monitor, gabinete, drive de disquete, teclado, mouse, modem, drive de cd.

Alguns exemplos de Sistemas Operacionais: Windows, MAC OS, DOS, OS2, Palm OS, Linux, Unix, dentre vários outros.

Alguns exemplos de softwares (programas): Word, Excel, Power Point, Access, Calculadora, Jogos, Internet Explorer.

O Windows XP.

Uma das grandes vantagens dos sistemas operacionais da família Windows, é a sua interface amigável e intuitiva, com pouco conhecimento podemos fazer e descobrir várias coisas.

Ligando o computador, ligar um computador é algo muito simples, normalmente temos um estabilizador de voltagem e ou um filtro de linha, antes de tudo devemos ligar esse(s) aparelho(s). Após termos ligado, podemos ligar o computador, normalmente é o maior botão que o gabinete possui. E então ligamos o monitor.

Após termos feito a seqüência acima, o computador irá demorar alguns segundos ou alguns minutos dependendo da sua velocidade para carregar o sistema.

Neste momento dependendo da configuração do computador teremos duas situações, a primeira é ele já entrar direto no Windows, na sua tela principal, e a segunda é exibir uma tela de “boas vindas” (Welcome). Caso ocorra a segunda devemos clicar uma vez em cima do nome do usuário e se necessário digitar uma senha, logo após pressionar a tecla “Enter” ou clica na seta branca com fundo verde ao lado da senha.

A Área de Trabalho (Desktop), este é o nome dado a tela principal do Windows, e nessa tela que está localizado o papel de parede (wallpaper), o menu Iniciar (Start) e os ícones (Icons) de acesso a algumas funções do computador.

Utilizando o Mouse, o mouse é um equipamento muito importante nos sistemas computacionais caseiros, também conhecido como “Dispositivo apontador”. É através dele que nos movimentamos pelas telas e utilizamos seus botões de ação.

Utilizar o mouse é muito simples, ele possui uma pequena bolinha em baixo dele ou um sensor óptico que detecta movimento e o envia suas coordenadas para tela, ou seja na direção em que movimentarmos o mouse veremos sua seta movimentando na tela.

Um mouse padrão nos dias de hoje, possui 2 botões e uma roda, vamos ver as funções destes três;

Botão esquerdo, utilizado para clicar em um botão de ação, toda vez que temos um botão é necessário clicar apenas uma vez sobre o botão. Já quando temos ícones dentro da área de trabalho, é preciso clicar duas vezes para que aquele programa seja executado.

Botão direito, sua função é basicamente abrir menus e opções, por exemplo caso você clique com o botão direito sobre um ícone abrirá um menu com várias opções, para selecionar umas destas funções se utiliza o botão esquerdo com um único clique.

Roda, a roda que o mouse possui entre os botões serve para nos poupar o trabalho de ter que ir até as barras de rolagem quando uma página excede as dimensões da tela, mas adiante veremos melhor sua função.

Componentes de uma Janela do Windows, Uma janela é composta de várias componentes são eles:

- Botão maximizar: Deixa a janela ocupando tela ineira
- Botão minimizar: Esconde a janela no Menu Iniciar
- Botão Restaurar: Volta à janela ao seu tamanho original.
- Botão X: Utilizado para fechar o programa que está aberto, também podem ser usada as teclas de atalho “Alt+F4”.

- Barra de título: Sempre mostra o nome do programa e em seguida o nome do arquivo que está aberto.

- Barra de rolagem vertical: quando se clica nas setas que ela tem nas extremidades o conteúdo da página rola verticalmente.

- Barra de rolagem horizontal: quando se clica nas setas que ela tem nas extremidades o conteúdo da página rola horizontalmente.


Menu Iniciar (Start), Um importante item do Windows, e neste menu que teremos acesso as várias opções e programas do computador. Antes de entrarmos nela, é necessário saber que aquilo que a procede é chamado de Barra de Tarefas (Task Bar), e nesta barra que veremos todos os arquivos e programas que estão abertos, e com um clique com o botão esquerdo em cima dele conseguimos tornar um programa ativo, sem fechar os outros.
A Seguir temos a Área de notificação (Notification Área) que é o local onde fica a hora e a data, assim como o controle de volume, anti-vírus e outros.

Agora vamos ao Menu iniciar propriamente dito, para acessa-lo basta clicar uma única vez com o botão esquerdo em cima dele. Se abrirá um menu com várias opções e programas. Para a navegação entre eles, devemos utilizar o mouse, passar a seta em cima do local que deseja, assim que ele for selecionado, para abrir o programa clicamos com o botão esquerdo.

Caso deseje pode utilizar as setas direcionais do teclado, através dela pode ir passando programa a programa e quando achar o que deseja pressiona a tecla Enter.

Utilizando o Bloco de Notas (Notepad), como primeiro tarefa entraremos no aplicativo Bloco de Notas, para acessa-lo vamor seguir os seguintes passos:

1. Clica no menu iniciar (Start)
2. Vai até os programas (Programs)
3. Depois Acessórios (Acessories)
4. Localiza o programa Bloco de Notas (Notepad)
5. Clica com o botão esquerdo uma vez para acessar o programa.

Após termos entrado no Bloco de Notas, faremos o seguinte texto:
-------------------------------------------------------------------------------
Informações sobre curso de Informática

Para participar do curso de Windows acesse o seguinte endereço: http://dicasdodi.blogspot.com. Lá você encontrará informações sobre o seu curso.

--------------------------------------------------------------------------------

Antes de digitar este texto é necessário ter algum conhecimento sobre digitação de texto, como acentuação e parágrafos.

Para inserirmos um acento em uma palavra, em primeiro lugar tecla-se o acento e depois a letra.
Para pular uma linha utilizamos à tecla Enter.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics